terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Um Vulcão Português...

O Vulcão dos Capelinhos

O Vulcão dos Capelinhos localiza-se na Ponta dos Capelinhos, freguesia do Capelo, na Ilha do Faial, Região Autónoma dos Açores.

Insere-se no complexo vulcânico do Capelo, constituído por cerca de 20 cones de escórias e respectivos derrames lávicos. O nome Capelinhos deve-se à existência de 2 ilhéus chamados de "Ilhéus dos Capelinhos".
O vulcão manteve-se em actividade por 13 meses, entre 27 de Setembro de 1957 e 24 de Outubro de 1958.

A erupção dos Capelinhos, provavelmente terá sido uma sobreposição de duas erupções distintas, uma começada a 27 de Setembro de 1957 e a segunda a 14 de Maio de 1958. A partir de 25 de Outubro, o vulcão entrou em fase de repouso mas do ponto de vista vulcanológico deverá ser considerado um vulcão potencialmente activo.
Foi o Engenheiro Frederico Machado, Director das Obras Públicas, auxiliado pelo Engenheiro João do Nascimento e o topógrafo António Denis, o pioneiro na investigação científica do vulcão.
Próximo, situa-se o Museu Geológico do Vulcão, inaugurado a 24 de Março de 1964, que documenta toda a sua actividade eruptiva.

A área em torno do vulcão, classificada como paisagem protegida de elevado interesse geológico e biológico, integra a Rede Natura 2000. O Farol dos Capelinhos será transformado num miradouro e, junto deste, funcionará o Centro Interpretativo do Vulcão, que será inaugurado em Maio de 2008.

Sem comentários: