Como sabem, a resposta correcta é que a desertificação se origina a partir do empobrecimento do solo e consequente morte da vegetação, sendo substituída por terreno.
Esperamos que continuem assim! E não se esqueçam... votem na nova sondagem!!!
Decerto ultimamente tens ouvido falar bastante em cheias… mas sabes o seu verdadeiro significado?
As cheias devem-se ao aumento temporário do caudal dos cursos de água que provoca a subida dos seus níveis, alagando as margens e as áreas circundantes.
Causas:
- Excesso de precipitação
- Falta de limpeza
- Assoreamento dos leitos dos rios, riachos e ribeiras
- Construções sem planeamento
Consequências:
-Prejuízos materiais
-Perdas de vidas
Medidas de prevenção:
- Elaboração de cartas de zonas inundáveis
- Cumprimento da legislação*
*A legislação diz que os pisos de habitação devem estar a uma altura superior à da maior cheia.
As populações que vivem em zonas de risco, perto de ribeiras que atravessam áreas urbanas e em habitações precárias, estão mais vulneráveis a serem vítimas de cheias, principalmente quando as precipitações são repentinas e de elevada intensidade, chovendo durante muitas horas.
Quando chove durante muitos dias, mas com baixa intensidade, os prejuízos materiais são maiores mas as vítimas mortais são menos, porque há tempo para evacuar a população.
Tens medo de sismos? Não te preocupes! Apenas são registados cerca de 360 sismos por ano em Portugal, mas apenas são sentidos em média 6.
Mas na verdade, Portugal tem zonas com actividade sísmica de moderada a forte, ou seja sismos com uma magnitude superior a 6 na escala de Richter.
As regiões com maior actividade sísmica são o Algarve e a região de Lisboa e Vale do Tejo.